Pular para o conteúdo

Bolo de Aniversário caseiro – Receita que aprendi com uma Confeiteira profissional

  • por
Bolo de Aniversário caseiro

Comemorar um aniversário é sempre um momento único, e não há nada como um Bolo de Aniversário caseiro feito em casa para tornar a ocasião ainda mais inesquecível. Neste artigo, vou compartilhar uma receita incrível que aprendi com uma confeiteira profissional, assegurando que você possa preparar um bolo delicioso e impressionante no conforto da sua própria cozinha. Não se esqueça de compartilhar seus comentários conosco, deixando suas opiniões na nossa página.

Ingredientes da receita de bolo de aniversário caseiro

Para a bolo

  • 2 massas de bolo pão de ló retangular – 34 cm x 24 cm – de sua preferencia

Para o recheio

  • 2 xícaras(chá) de água
  • 2 xícaras(chá) de açúcar
  • 2 abacaxis picados
  • Ou 2 -3 latas de abacaxi em calda

Para o creme branco

  • 1 colher(sopa) rasa de essência de baunilha
  • 4 colheres(sopa) de maisena
  • 800 ml de leite
  • 4 gemas peneiradas
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 caixinha de leite condensado

Para o beijinho

  • 1 colher(sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 caixinha de leite condensado
  • 100 gramas de coco ralado

Para a montagem

  • Corante alimentício a gosto
  • 1 litro de mistura para bater chantilly gelada
Bolo de Aniversário caseiro

Modo de preparo

Do recheio

  1. Em uma panela, combine o abacaxi picado, a água e o açúcar. Faça uma mistura homogênea e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, reduza o fogo e deixe cozinhando por 20 minutos.
  2. Remova do calor, coe através de uma peneira e reserve a calda para regar o bolo em um recipiente, e o doce de abacaxi para o recheio em outro recipiente.

Do creme branco

  1. Em uma panela, coloque o leite condensado e a maisena, misturando cuidadosamente até que estejam completamente dissolvidos. Em seguida, adicione as gemas peneiradas e continue misturando até obter uma consistência homogênea.
  2. Adicione o leite e mexa para incorporar bem. Leve ao fogo baixo, mexendo continuamente, até que a mistura ferva e ganhe consistência. Deixe cozinhar por mais 2 minutos e, em seguida, retire do fogo.
  3. Adicione a essência de baunilha ao creme de leite e misture cuidadosamente para garantir uma incorporação homogênea. Transfira a mistura para uma vasilha e cubra-a com filme plástico, garantindo que esteja em contato direto com o creme. Deixe esfriar até atingir a temperatura desejada.

Do beijinho

  1. Na panela, adicione a margarina, o leite condensado e o coco ralado. Leve ao fogo médio, mexendo constantemente, até que a mistura atinja fervura e comece a desgrudar do fundo da panela.
  2. Retire a mistura do fogo e adicione o creme de leite, misturando cuidadosamente para incorporar. Transfira para um recipiente e cubra-o com filme plástico, garantindo que este entre em contato direto com o creme. Deixe esfriar.

Montagem

  1. Separe cada uma das 2 massas de pão de ló em 2 metades. Coloque uma das metades na mesma forma utilizada para assar o pão de ló, previamente forrada com plástico culinário.
  2. Deixe uma folga suficiente no plástico culinário para envolver o bolo ao final da montagem.
  3. Molhe levemente com a calda de abacaxi e adicione metade do doce de abacaxi. Em seguida, distribua uniformemente metade do creme branco sobre a camada, garantindo uma cobertura uniforme.
  4. Posicione a segunda metade da massa sobre a camada existente, regue novamente com a calda e distribua uniformemente o beijinho, garantindo uma cobertura abrangente.
  5. Posicione a segunda metade da massa de pão de ló, regue-a com a calda, e em seguida, cubra-a com o restante do doce de abacaxi e do creme branco.
  6. Guarde uma pequena porção do doce de abacaxi para a etapa final.
  7. Coloque a metade final da massa de pão de ló na forma, regando-a com a porção restante da calda. Envolve-a cuidadosamente com as sobras de plástico culinário e leve à geladeira para refrigerar durante um período de pelo menos um dia.
  8. No dia seguinte, utilize a batedeira para bater a mistura de chantilly, que deve estar bem gelada, até alcançar picos firmes.
  9. Retire o bolo da geladeira, desenforme-o em uma travessa e, usando uma espátula, cubra toda a superfície do bolo, espalhando de maneira uniforme para obter uma superfície bem lisa.
  10. Coloque um pouco do chantilly num saco de confeitar com bico folha, e decore toda a lateral.
  11. Adicione corante alimentício da sua escolha ao chantilly restante e decore a borda do bolo com rosetas utilizando um bico estrela. Finalize o centro da decoração com o doce de abacaxi.
  12. E assim concluímos! O bolo de aniversário caseiro, verdadeiramente o mais encantador do mundo, está pronto para ser apreciado.

Veja também: Bolo de Aniversário caseiro – Receita que aprendi com uma Confeiteira profissional

Bolo de Aniversário caseiro: Dicas da Confeiteira Profissional

Ingredientes de Alta Qualidade: Opte por ingredientes frescos e de alta qualidade para garantir um sabor excepcional em seu bolo.

Temperatura Adequada dos Ingredientes: Assegure-se de que a manteiga e os ovos estejam em temperatura ambiente, promovendo uma massa mais homogênea e resultados mais consistentes.

Decoração Personalizada: Explore diversas maneiras de decorar o bolo, tornando-o verdadeiramente único. Flores comestíveis, raspas de chocolate ou confeitos coloridos são escolhas excelentes para personalizar sua criação.

Armazenamento Adequado: Caso o bolo não seja consumido imediatamente, armazene-o na geladeira. Essa prática preserva a frescura e a consistência da cobertura, garantindo que cada fatia seja tão deliciosa quanto a primeira.

Com esta receita, você terá em mãos os elementos necessários para criar um bolo de aniversário caseiro que não apenas encanta o paladar, mas também transmite o cuidado e a dedicação dedicados à celebração da ocasião. Transforme sua cozinha em um atelier de confeitaria e proporcione momentos de alegria aos seus entes queridos com essa iguaria especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *