Sabor das receitas
Search
Close this search box.

As panelas estão velhas? Saiba quando é a hora certa para trocar

Você provavelmente tem aquelas panelas favoritas em casa, certo? Aquelas que cozinham perfeitamente e são super fáceis de lavar?

No entanto, não importa o material, chega um momento em que é necessário substituí-las para garantir a qualidade das suas refeições e evitar problemas de saúde. Atualmente, as panelas de cerâmica estão em alta. Por isso, confira as dicas da nutricionista e biomédica Luciana Eloia, uma grande parceira da nossa marca.

A cerâmica é um material atóxico e antialérgico, que não retém cheiro nem gosto, além de ser ideal para cozinhar qualquer tipo de alimento e ser muito fácil de limpar. No entanto, é importante prestar bastante atenção na hora de comprar sua panela de cerâmica.

Hoje em dia, há dois tipos principais de panelas de cerâmica: aquelas totalmente feitas de cerâmica e as que são de outro material, mas revestidas com cerâmica. No caso das panelas que têm um núcleo de alumínio, por exemplo, mas são cobertas por uma camada de cerâmica, é importante seguir a mesma recomendação das panelas antiaderentes: substitua-as assim que o revestimento começar a se desgastar. Isso porque, quando a cerâmica começa a se soltar, pode liberar elementos como cádmio e chumbo na comida. Além disso, o alumínio exposto, que está sob a camada de cerâmica, pode estar ligado a problemas de saúde como o Mal de Alzheimer e a Esclerose Lateral Amiotrófica.

Por outro lado, as panelas totalmente feitas de cerâmica têm uma vida útil mais longa e não contêm metais em sua composição. Isso significa que elas não liberam substâncias tóxicas ou prejudiciais durante o cozimento.

As panelas estão velhas? Saiba quando é a hora certa para trocar

Contudo, é crucial verificar a procedência e a qualidade do produto, pois panelas não certificadas podem conter chumbo e cádmio na tinta usada. Esses metais podem se liberar durante o uso e aumentar o risco de contaminação.

Um ponto importante mencionado pela nutricionista é que as panelas de cerâmica são mais frágeis em comparação com outras. Se uma panela de cerâmica estiver trincada ou rachada, ela deve ser substituída imediatamente para evitar riscos.

Em sua casa, Luciane usa panelas de cerâmica da marca catarinense Ceraflame. “São produtos lindos, duráveis e feitos 100% de cerâmica. Sempre digo que não vale a pena economizar em utensílios que podem prejudicar sua saúde. Se você está pensando em trocar suas panelas, invista em panelas de cerâmica. Será um dos melhores investimentos que você fará”, afirma a profissional.

Veja também