A postagem de hoje, com 8 dicas para fazer um pão sem glúten perfeito, foi criada para atender a inúmeros pedidos dos nossos leitores.
Ao ver essas dicas, imediatamente pensei em compartilhá-las aqui, porque sei que vão te ajudar a fazer um pão sem glúten delicioso.
Espero que aproveite!
8 dicas para um pão sem glúten perfeito
Trabalhe com Ingredientes em Temperatura Ambiente
O fermento prospera em ambientes quentes, fazendo com que o pão cresça mais rapidamente e de forma mais eficaz quando os ingredientes estão em temperatura ambiente, em vez de frios.
Farinhas sem glúten são frequentemente armazenadas na geladeira ou no congelador. Utilizar ingredientes frios pode reduzir significativamente a capacidade do fermento de fazer o pão crescer. Para facilitar, você pode medir a quantidade de farinha necessária para a receita e deixá-la em uma tigela na noite anterior. Para ingredientes perecíveis como ovos e leite, retire-os da geladeira e coloque-os na pia cerca de duas horas antes de começar a preparar sua receita.
Você gostaria de aprender de uma vez, tudo que você precisa para transformar sua dieta em um estilo de vida? Clique no botão abaixo e conheça o Low Carb Desmistificado.
Escolha farinhas sem glúten ricas em proteína
Assim como nos pães de trigo, uma quantidade elevada de proteína ajuda a dar estrutura e sabor ao pão. Fique de olho em farinhas como sorgo, milhete, amaranto, teff, aveia sem glúten e trigo sarraceno, que possuem mais proteína do que a farinha de arroz.
Meça corretamente as farinhas e amidos sem glúten
Pode parecer simples, mas existe um jeito certo e errado de medir farinhas. A maneira como você mede suas farinhas e amidos sem glúten pode influenciar bastante o resultado final, para melhor ou para pior.
Procure receitas de pão que utilizem ovos
Os ovos atuam como fermentos naturais, ajudando a dar volume ao pão. Além disso, eles acrescentam umidade, sabor e proteínas às receitas de pão sem glúten.
Ofertas que você pode gostar em Cozinha
Substitua água por água com gás ou cerveja sem glúten
Líquidos com gás, como água com gás e cerveja sem glúten, contêm bolhas de dióxido de carbono que ajudam a aumentar o volume do pão. A cerveja sem glúten, além disso, adiciona um sabor especial às receitas.
Adicione uma colher de sopa de maionese
Adicionar maionese realmente faz a diferença, trazendo mais umidade às receitas de pão sem glúten.
Utilize azeite de oliva
O azeite de oliva é uma opção saudável que adiciona um sabor delicioso ao pão. Ele também melhora a umidade, proporciona uma textura suave e aumenta a durabilidade do pão sem glúten.
Acrescente 1/8 de colher de chá de vitamina C em pó aos ingredientes secos
O fermento se desenvolve melhor em ambientes ácidos, o que ajuda a aumentar o volume do pão. Além disso, o ácido ascórbico age como um conservante natural, prolongando a vida útil do seu pão. Você pode encontrar ácido ascórbico em pó na maioria das lojas de produtos naturais.